quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

7 dias, 7 filmes!

Nestes dias que se passaram, por uma razão ou por outra, tive que fazer o imenso sacrifício (brincadeira, eu adoro) de assistir a 7 filmes em 7 dias...


1) O primeiro trata-se de um documentário de Tiago Figueiredo. Os Vizinhos conta o quotidiano dos ex-habitantes da Musgueira Norte, agora realojados na Alta de Lisboa. Ficou muito bem conseguido e vai dar uma ajuda do tamanho do mundo para o projecto-turma na cadeira de Sociologia Urbana!




2) Good Bye Lenin! de Wolfgang Becker pareceu-me ao 3º visionamento um pouco mais aborrecido, mas nem assim deixo de admirar o quão bem caracterizado ficou aquele apartamento e as reportagens caricatas que Alex produzia para a sua mãe assistir! Um brinco para descomprimir das aulas de Nacionalismos e Identidade, sem nunca deixar de aprender alguma coisa.




3) Do meu admirado Alejandro González Iñárritu, 21 Grams é aquele miminho para uma tarde de inverno em que coisas para fazer não faltam, mas a vontade de sair da cama é muito pouca. Afinal, quanto pesam 21 gramas?




4) Primeiro apaixonei-me pelo actor (não porque é um homem bonito, mas pela sua versatilidade), depois pela genialidade do filme e só então pela personagem ambígua. Secret Window (David Koepp) mostra como é possível que todos escondam uma personalidade macabra dentro de si!






5) Tem uma banda sonora que me arrepia. De tantas vezes que o quis ver e perdi a oportunidade de o fazer, foi desta. Zona J de Leonel Vieira. Afinal existe cinema português de qualidade :)





6)Unbreakable (M. Night Shyamalan) traz uma história surreal! Da BD à vida real, vai apenas um passo na cabeça de Elijah Price. Um super-herói tem sempre um inimigo mas o pior (ou o melhor) deles é o seu arqui-inimigo, aquele que combate o super-herói com a mente e não com a força de braços. O que mais assusta "é não saber qual o nosso lugar neste mundo... não saber porque estamos aqui".



7) À N'esima vez que vejo Life as a House de Irwin Winkler todo e qualquer momento me prende ao ecran! Ainda não aprendi a conter as lágrimas e choro que nem uma desalmada!
Um dos meus favoritos, este filme faz-me reviver situações da minha vida não muito boas, mas que têm que ser, não ultrapassadas, mas vividas e continuar a viver...
Meus amigos, depois de um dia como o de hoje, só me apetece dormir. Até amanhã!

Sem comentários: